27.3.13

As melhores plantas para sua casa


Não importa se você mora em um lugar espaçoso ou um pequeno apartamento: há opções para enfeitar naturalmente os seus espaços

As plantas estão cada vez mais presentes na decoração de todo tipo de espaço; não há quem não deseje ter um exemplar enfeitando sua casa ou apartamento. Elas são especialmente procuradas no fim de ano, quando podem enfeitar mesas de Natal ou Ano Novo e deixar os ambientes mais agradáveis para receber as várias visitas.


Ao decidir colocar a planta em sua casa, porém, é preciso cuidar para evitar o aparecimento de insetos que podem ser atraídos por elas. Segundo a paisagista e arquiteta Daniela Sedo, a manutenção mensal do jardim pode controlar as pragas mais comuns, que incluem cochonilhas, fungos e pulgões, além de insetos como formigas e lagartas, que se alimentam das folhas. "O melhor é sempre consultar um agrônomo", explica. "Para cada tipo de praga existem produtos químicos e receitas caseiras específicas."

Apartamento x Casa

Quem tem varanda no apartamento pode explorar mais espécies de planta do que quem só dispõe de áreas internas. "Nas varandas, podemos usar as espécies de sol, que têm o crescimento mais acelerado", diz. "Podemos usar também o Bálsamo, que pode ser cultivado na varanda mesmo que não bata sol, pois ele é uma espécie resistente tanto à sombra quanto ao sol".

Fora da varanda, o melhor espaço costuma ser a sala, já que é o maior cômodo dos apartamentos. A dica de Daniela é não encostar a planta na parede, já que as folhas precisam de espaço.

Para enfeitar as mesas de centro ou de jantar, a paisagista explica que o ideal é escolher plantas mais delicadas e sensíveis. Como elas não toleram muita umidade, coloque água no prato dos vasos uma vez por semana. "A terra que está no vaso ficará em contato com a água do prato e absorverá gradativamente a umidade, fazendo com que sua planta dure muito tempo, chegando a anos em alguns casos", diz. Se optar por uma orquídea, a regra é diferente: "Seu vaso pode ser colocado em baixo de uma torneira, em água corrente, por alguns segundos. Depois deixe o vaso escorrendo dentro da pia, até que pare de escorrer. Neste momento, sua orquídea já poderá retornar para ocachepot. Este procedimento pode ser feito uma vez por semana e, quando ela estiver com flor, a cada 15 dias", explica a paisagista.

"Quem tem espaço pode explorar plantas mais volumosas, como as frutíferas jabuticabeiras e pitangas, palmeiras como a fênix e rabo de raposa, além das espécies de médio porte que florescem, como as ixoras e gardênias", conta a paisagista. Outra dica valiosa, na dúvida entre quais plantas precisam de sol e quais não, é que a maioria daquelas que têm flor deve ficar na luz — caso de primavera e gardênia, por exemplo — enquanto as de folhas e flores finas precisam de sombra, para não queimaram — caso dos antúrios, begônias, lírios e orquídeas.


Fonte: Yahoo

0 Comments:

Postar um comentário

 
Posts Relacionados