5.8.13

Cachorro ter ou não ter?!


Quando optar por ter um cão, lembre-se que deve cuidar dele até a morte, logo pense bem antes de comprar ou adotar um cãozinho. Seguem alguns prós e contras de ter animais:

Razões para ter um cão
Companheirismo: os cães são eternos companheiros e desejam estar sempre presentes, sempre com o dono.

Toque: os humanos têm necessidade de mostrar afeto através do toque e sentirem também esse afeto. Afagar um cão é reconfortante para os donos.



Atividade: os cães têm exigências que são saudáveis para os humanos. Passeios diários são um óptimo exercício.

Aceitação: os cães são animais leais que se entregam aos donos de forma devota, aceitando-os com todos os seus defeitos.

Segurança: a presença de um cão é muitas vezes inibidora para intrusos o que faz com os donos se sintam mais seguros em casa ou mesmo na rua.

Partilha: por serem companheiros e aceitarem o dono tal como ele é, os donos partilham as suas vidas com os cães. Grande parte dos donos fala com eles, contando como correu o dia, os problemas no trabalho ou os segredos da adolescência.

Ligação à sociedade: os cães não quebram o isolamento dos donos por apenas lhes darem companhia. Os cães são também uma ótima forma de “quebrar o gelo”, puxar conversa com o vizinho ou um desconhecido.
Ligação à natureza: nas zonas urbanas, a ligação com a natureza é muito ténue. A presença de animais ajuda a sentir uma ligação mais forte com a natureza. Muitas vezes, por terem de passear os cães, os donos escolhem ir até zonas menos urbanizadas e mais verdes.

Filosofia de vida: não se pode dizer que os cães tenham uma filosofia de vida, mas vivem de acordo com as necessidades do momento e ultrapassam os problemas mais facilmente do que os humanos. Esta forma de estar acaba por influenciar o dono com uma alegria contagiante.

Razões para não ter cães
Custo: suportar os custos de alimentação, veterinário e equipamentos para cães implica abdicar de aplicar o dinheiro noutras coisas, como por exemplo, viagens, eletrodomésticos novos, etc. É necessário investir num cão, com gastos como veterinário, vacinas, ração e etc.

Doença/Morte: muitas pessoas não desejam ter cães, pois sabem que em princípio os cães vão morrer antes delas, o que implica dor pela morte do cão o que faz com que seja difícil para essa pessoa investir emocionalmente em outro cão.

Mobilidade limitada: os cães não podem ser levados a muitos lugares frequentados por humanos, centros comerciais, praias, alguns hotéis, etc. Os donos podem por isso ter abdicar de ir determinados destinos. Em alternativa, podem deixar os cães sozinhos durante algumas horas, ou arranjar quem possa tomar conta do cão nas férias.

Rotinas diárias: ter um cão implica leva-lo para passear, apanhar as necessidades, alimentar nas horas certas, entre outros. Muitas pessoas não gostam ou não têm como manter obrigações diárias.

Investimento inicial: no início, os cachorros implicam num investimento muito maior, não só em termos monetários, mas também investimento com o treino e educação. É preciso ter muita atenção, que embora muitas pessoas possam ter para manter um cão adulto, não teriam suficiente para ter um cachorro filhote em casa.

Medo: existem pessoas que têm medo de cães. O medo pode ser superado procurando ajuda profissional. Adquirir um cão pode ser solução enquanto o cão é pequeno, mas à primeira rosnada, o dono com medo geralmente não se sabe impor.

Responsabilidade: existem pessoas que não se sentem capazes de tomar conta de outro ser.
Tempo: um das maiores exigências dos cães é passar tempo com os donos. Para quem passa o dia inteiro fora de casa a trabalhar e tem de deixar o cão sozinho, ter um cão não é a melhor opção.

Eu acho que as razões para ter um animal independente de ser cachorro, gato ou passarinho sempre vão superar as razões para não ter um, o amor que recebemos desses anjos nada paga.

Eu tenho o meu e não abro mão dele por nada! Olha ele aí?!

E vocês o que acham de ter um bichinho em casa?!

0 Comments:

Postar um comentário

 
Posts Relacionados