13.3.14

Almoço no RS da Roberta Sudbrack


Eu sempre fui louca para conhecer o restaurante da Roberta Sudbrack, e há tempos vinha postergando essa visita ao RS, muito por falta de companhia. Então quando eu e minha amiga Tatiana Brum fomos ao lançamento do livro da Roberta, a Tati comentou que iria ao RS na sexta feira seguinte dia 14/02/2014, e eu tratei logo de me convidar para ir junto.



Às sexta feiras é quando ocorre o famoso almoço no restaurante, e para almoçar lá nas sextas ou mesmo jantar qualquer outro dia da semana é necessário reserva, e caso não possa comparecer favor avisar, pois além da Roberta Sudbrack já ter deixado claro que não gosta de "no shows", o espaço do RS é tão reduzido que realmente é uma falta de consideração com a chef e sua equipe reservar e simplesmente não ir.

Mas voltando ao restaurante, chegamos lá por volta de umas 13h, e é impressionante como todos os funcionários são muito gentis e educados e nos recebem com um largo sorriso estampado no rosto.

O restaurante fica em uma casa onde sua "varanda" serve como salão para cerca de 7 mesas e no segundo andar se encontram as mesas coletivas.

A decoração é bem clean e elegante, remetendo a elementos regionais do nosso país, marca já registrada da chef.



Na menu de sexta feira há duas opções de menu degustação, o tradicional picadinho do FHC que já está há 6 anos no cardápio e outro sazonal. No dia em que fui era uma pasta com parma se não me engano, não me recordo bem pois todas pedimos a opção do picadinho.

A chef chegou ao RS um pouco depois nós, contudo as mesas já estavam sendo servidas. O menu fixo é entrada, prato principal e sobremesa, mas a chef envia surpresas às mesas nesses entremeios.

O serviço é iniciado com um "couvert" vamos dizer assim composto por pão da casa quentinho, manteiga com flor de sal e salame do sul do Brasil picado que a Chef aconselha que sejam comidos com as mãos!


Como entrada chegou uma muçarela de búfala caseira com molho de limão siciliano.

A entrada propriamente dita, que esta no cardápio, foi a salada de folhas com abóbora gratinada, semente de abóbora também gratinada e uma teia de queijo por cima. Simplesmente deliciosa nunca achei que iria gostar de comer semente de abóbora.

E então veio o tão aguardado prato principal: picadinho do presidente FHC. Essa é a receita mais famosa da Chef Roberta, pois era o prato preferido do Presidente FHC na época em que ela foi responsável pela cozinha do Palácio da Alvorada, e como a própria já declarou diversas vezes em dias em que o picadinho era servido fazia fila de ministros para almoçar no palácio.

O prato é simples e saboroso, servido em Cocottes da Le Creuset, o picadinho propriamente dito vem em uma panelinha com o famoso ovo ponche por cima, a farofa de cenoura em outra e o arroz soltinho é servido em um potinho com tampa.


E claro não podemos esquecer a banana.

O prato apesar de simples se torna uma explosão de sabores ao se misturar o picadinho aos acompanhamentos, incrível como o sabor se modifica ou comer tudo junto ao invés de só a carne separada.

O ovo ponche é o ponto alto quando sua gema molinha se incorpora aos outros alimentos, realmente surpreendente pois ao mesmo tempo em que há simplicidade o prato é bem elaborado.

Reparem como a carne é cortada bem pequenininha.

Depois de se lambuzar comendo o picadinho, eu fui a única que raspou as panelinhas e comeu as duas bananas, espírito de gordo é fogo, começou a sessão sobremesa.

Primeira um sorbet de abacaxi, muito gostoso e leve, limpando nosso paladar para o que estava por vir...

O tão aclamado leite frito! Juro que nunca comi nada igual, parece ser um pequeno pudim de nata gratinado com açúcar acompanhado de doce de leite e canela. Realmente divino poderia comer uns 10 daquele.


Para finalizar toda essa tarde gastronômica café coado no coador de pano e brigadeiro de colher.

Todo menu é bem simples e com a reinvenção de elementos nacionais marca registrada da Chef Roberta Sudbrack. Como disse o serviço é excelente e foi impecável do início ao fim, a gentileza dos funcionários é incrível.

A chef Roberta veio até as mesas ao final do serviço para cumprimentar os clientes, achei isso o máximo e como minha amiga Tatiana havia levado uma caixa de brigadeiros para ela acabamos conversando mais com a chef e tendo a oportunidade de nos despedir dela e agradecer a experiência.

Quanto à valores: o restaurante não é barato, mas acho que vale cada centavo pois aqui o que pesa é a experiência de degustar pratos diferenciados e elaborados por uma chef de renome internacional, o nosso almoço sem bebida alcoólica ficou em R$177,00 por pessoa, salgado para um almoço mas se torna doce diante de toda experiencia gastronômica.

Endereço: Rua Lineu de Paula Machado, 916
Jardim Botânico, Rio de Janeiro
Estações próximas Metrô integração Jardim Botânico
Telefone (21) 3874 0139
Horário de funcionamento Ter-Qui, 19h30-0h; Sex., 12h-15h e 20h30-último cliente; Sáb., 20h30-último cliente.

Fotos: Arquivo pessoal, Time out, Roberta Sudbrack e Destemperados

0 Comments:

Postar um comentário

 
Posts Relacionados