18.5.13

Macarons


Confesso que não sou a maior ã de macarons que há no mundo, mas quando uma amiga me chamou para fazer o curso fiquei empolgada.

Essa escola de gastronomia em que fiz o curso se chama Mise em place, e fica no Itanhangá, Rio de Janeiro. A escola é muito legal, bem estruturada e os professores e funcionários são muito atenciosos e educados.

Gente dá um trabalhão fazer esse docinho, tem um milhão de nuances para a massa não desandar, vou passar a receita para vocês e depois quero que me mandem as fotos viu.

Primeiro vou falar do curso em si, eu já tinha feito alguns curso de culinária em outros lugares, mas o que mais gostei desse curso é que colocamos a mão na massa, são 4 alunos por bancada e preparamos junto com a professora Mirian Rocha Pinkowski, o que eu achei o máximo.

Cada grupo fez um sabor de macaron, o do meu grupo foi o de frutas vermelhas.




No final do curso a professora arrumou a mesa para degustarmos todos os sabores, que eram: Doce de leite, Damasco, Frutas vermelhas e goiabada.



O curso foi muito bom eu sai de lá super me achando competente para fazer o macaron em casa e fui me aventurar a fazer, olha como ficou lindo?! Rsrsrsrs....Mas ficaram gostosos, isso que importa né!

Vamos a receita.

Ingredientes:
125g de farinha de amêndoas, se não encontrar pode ser substituída por farinha de castanha
125g de açúcar impalpável ou de confeiteiro
110g de açúcar comum
55g de claras
45g de claras
5g de corante em pó ou em gel
1 pitada de sal

Modo de fazer:
Peneire o açúcar impalpável junto com a farinha de amêndoas e reserve.
Dissolva o corante na porção de 45g de claras, junte essa clara colorida com a farinha de amêndoas já peneirada e reserve.

Aqueça levemente a porção de 55g de claras com o açúcar comum até no máximo 60ºC(teste misturando com as mãos se aguentar é porque esta na temperatura).

Leve rapidamente à batedeira e bata sempre na mesma direção,até formar um merengue e chegar a temperatura inferior à 30ºC.

Adicione aos poucos a farinha de amêndoas ao merengue com uma espatula, sempre de baixo para cima, até ficar brilhante.

Coloque essa massa em um saco de confeitar e faça bolinhas em forma coberta com papel manteiga, ou tapete de silicone. Deixe secar as bolinhas me temperatura ambiente até formar uma casquinha sobre as mesmas.

Asse por cerca de 10 à 12 minutos no forno à 140ºC se for forno elétrico e no forno convencional na menor temperatura que seu forno possua, sempre tomando o cuidado para não queimar.

Aguarda eles esfriarem e com cuidado tire da forma e separe em pares. recheie com o creme de sua preferencia.

0 Comments:

Postar um comentário

 
Posts Relacionados