8.11.13

Guia da dona de casa - Organizando os armários da Cozinha


Nós já arrumamos as gavetas e a dispensa, mas o resto das coisas que utilizamos na cozinha faz o que com elas?!

Nem todo mundo tem espaço de sobra nos armários da cozinha, então devemos tentar aperfeiçoar os armários para caber o máximo de coisas possíveis.

Panelas:
O ideal é guarda-las em um armário em baixo da pia, próximo ao fogão.
Gosto de armazenar uma dentro da outra, e as que mais uso ficam mais expostas que aquelas de uso eventual, como a panela de pressão e de pipoca(sim eu faço pipoca de panela). A regra de empilhar também vale para as frigideiras. Minhas panelas de fondue ficam guardadas dentro das caixas num armário alto junto com todo o aparato para o seu serviço, pois como o uso delas é muito raro, não há necessidade de ocupar espaço com as mesmas no paneleiro.

Assadeiras de inox ou alumínio:
Também guardo minhas assadeiras no armário em baixo da pia, contudo como tenho duas divisórias em baixo da pia elas ficam separadas das panelas. Separo-as por tamanho e formato, colocando uma dentro da outra.

Assadeiras de vidro ou louça:
Esse tipo de assadeira é bastante prática, já que geralmente vão ao forno, micro-ondas, freezer e geladeira e mesmo direto para a mesa sem necessidade de trocar o alimento de recipiente.
Contudo por conta de seu material mais frágil tendem a lascas ou até mesmo quebrar com facilidade, por conta disso eu prefiro guarda-las separadas das demais assadeiras.
Uso a mesma lógica de colocar uma dentro da outra, com o cuidado de colocar uma folha de E.V.A entre elas ou mesmo uma papel de seda, isso evita que possam lascar no momento em que forem retiradas do armário.

Louças:
Separe as louças de uso diária daquelas especiais para dias de festa.
As de uso diário deixe em um armário de fácil acesso, empilhando os pratos por serviço – raso, fundo e de sobremesa, pires de chá e de café. Se possuir aqueles suportes para pratos facilita a organização. Para as peças de cerâmica é bom colocar um pecado de E.V.A ou papel de seda entre elas para evitar que o atrito acabe riscando a peça.
Se possível compre suportes para xícaras de chá e café, pois assim otimiza o espaço nos armários, coloque no mesmo armários também bule de café, chá e leite, açucareiro e manteigueira, sempre respeitando o espaço do armário.

Copos:
Gosto de enfileira-los separados por modelo, assim fica mais fácil na hora de encontrar o modelo que procura. Siga a mesma regra das louças separe os copos de uso diário das taças e de uso em ocasiões especiais.

Potes de plástico/vidro/inox:
Esses potes que geralmente usamos para armazenar sobras de alimentos podem ser guardados uns dentro dos outros com suas respectivas tampas empilhadas ao lado, deveram ser armazenados sempre abertos, pois pegam cheiro do produto nele armazenado.

Eletrodomésticos:

Se você os ama e acha eles lindos, deixe sobre a bancada da cozinha, agora se você é como eu e acha que eles por ali deixam a cozinha com cara de bagunçada, guarde-os em armários ou prateleiras, sempre com seus acessórios junto para não correr o risco de perder nenhuma peça, uma ideia é colocar os acessórios em sacos de TNT que são facilmente encontrados em lojas de artigos de festa infantil.

Esses suportes podem ser encontrados em varias lojas de utilidades domesticas, como a Leader Magazine, Casa & Vídeo, Loja OZ, e grandes centros como Saara e 25 de março.


Foto: Google imagens

0 Comments:

Postar um comentário

 
Posts Relacionados