16.11.15

Bento Gonçalves - Tour na Aurora

Chegamos à Bento Gonçalves de noitinha, pois fica a quase 2 horas de distância de Gramado, até fazer o check in, guardar as malas e tudo mais ficou mega tarde e perdemos a reserva que tínhamos no Sapore&Piacere, uma pena! E como já estava tudo meio que fechando acabamos comendo em uma hamburgueria perto do Hotel, super bem decorada, muito boa a comida e mega barata, adoramos!

No dia seguinte começamos o dia na Aurora, o tour não é cobrado e é bem interessante. Nele é possível conhecer um pouco da historia do vinho na cidade, pois a Aurora é a vinícola mais antiga em funcionamento, existindo desde 14 de fevereiro de 1931, quando famílias de produtores de uvas do município de Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha, reuniram-se para começar o que é hoje a COOPERATIVA VINÍCOLA AURORA.
A Vinícola Aurora hoje conta com mais de 1.100 famílias associadas à cooperativa,, onde cada agricultor possui suas próprias terras, suas videiras e realiza o cultivo das mesmas e a colheita das uvas, sendo a produção orientada por técnicos que se responsabilizam pelo acompanhamento permanente do processo industrial e pela qualidade final dos produtos, sempre com a atenção voltada para o desenvolvimento de uma tecnologia de ponta, assim há a separação das uvas para a elaboração dos vinhos mais finos, dos espumantes, dos vinhos simples e dos sucos de uva.

O tour é todo subterrâneo, com corredores por baixo das ruas do centro da cidade que nos levam até os diversos pavilhões da vinícola. O tour dura cerca de 1h, a guia era muito simpática e tinha muito conhecimento sobre a vinícola, sabendo sair até das perguntas mais difíceis que algumas pessoas do grupo fizeram.

O contrate com o velho é o novo é muito presente no tour, ao mesmo tempo que há toneis de inox, eles ainda conservam os feitos com tronco de arvores.

A estatua de Baco, o Deus do vinho e a sala onde eram feitas as primeiras visitas e degustações da Aurora.
 No corredor das bandeiras uma homenagem a todos os países em que a Aurora comercializa seus produtos,, no mesmo corredor há os barris de carvalho para os vinhos mais especiais.
Após o tour há a degustação de alguns rótulos da marca e depois fomos conduzidos para a loja. Quando já estava na loja a sommelier da Aurora veio conversar comigo, e explicar melhor sobre a marca, super gentil e atenciosa me explicou sobre todos os vinhos deles.


A Aurora acaba de ganhar um premio importante no mundo dos vinhos, seu espumante ficou em 3º lugar entre os 100 melhores do mundo, claro que trouxe um dele na mala.

Ela me apresentou também a nova linha cujas uvas são cultivadas em Pinto Bandeira, cidade vizinha à Bento, e o vinho top atual da marca que, que já havíamos bebido em Gramado,  o Milessimo, safra 2011, seguindo o mesmo padrão das outras vinícolas esse vinho somente é produzido em safras extraordinárias, que ocorreu em 2011, todos os melhores vinhos produzidos no Vale dos Vinhedos são desse ano. 

A Aurora hoje é uma das poucas que produzem vinhos orgânicos, apesar de ser um vinho de mesa, mais simples, já é um caminho para o aperfeiçoamento desse tipo de produção.

De lá fomos fazer o tour do Caminho das pedras, mas isso é assunto para outro post.

0 Comments:

Postar um comentário

 
Posts Relacionados