23.11.15

Bento Gonçalves - Caminhos de Pedra


Após a Aurora seguimos para o tour do Caminhos de Pedra, logo no início do percurso há um ponto de entrega de mapas do percurso, com pontos de visitação e fotografia! Vale a pena pegar o mapa pois te ajuda a se guiar no trajeto.

E a primeira parada é a arvore em que os imigrantes italianos se abrigaram assim que chegaram à Bento, sim eles dormiam dentro desse buraco.

A próxima parada, casa do tomate, a dona nos recebe e conta a história da imigração italiana na região explicando o porquê de usarem pedras na construção das casas e o porquê de serem tão grandes, a explicação é bem rápida e de lá somos conduzidos para a loja, onde todos os produtos são à base de tomate, desde compostas até cervejas, vendendo ainda refrigerante feito no local!

De lá para casa da ovelha, que possui a maior estrutura de todas, além de loja com produtos à base de leite e pele de ovelha há ainda atividades como pastoreio, alimentação das ovelhas e degustação dos produtos, como o tempo estava chuvoso acabamos não fazendo nenhuma das atividades ao ar livre, mas com o dia bonito e principalmente se você estiver com crianças vale o passeio.

Após parada na Casa das massas e biscoitos, foi a casa que achei mais fofa, os biscoitos de lá são realmente gostosos e há várias provas, comprei vários sabores, no térreo há uma máquina antiga de macarrão e no andar de cima um mini museu com objetos do avô da proprietária, tem um moinho lindo com um lago de carpas ao lado da casa, rende lindas fotos.


De lá paramos na casa da de pedras com objetos lindos todos feitos com pedras da região, ao lado da tecelagem. A tecelagem tem a parte da produção e de venda, muita coisa bonita para comprar por lá, uns jogos americano lindos, comprei um inclusive.


De lá fomos na Salumerita, gente que lugar, o paraíso dos embutidos, só o cheiro já dá vontade de morar lá, tem degustação dos produtos e venda de cervejas, tem tipos variados de salames, copa e etc, ficamos encantados e compramos vários sabores. O proprietário é muito simpático e explica a fabricação de cada tipo de embutido no momento da degustação. Vale muito o passeio e comprar umas peças para trazer na mala.


De lá seguimos para a casa da Erva mate, uma das mais belas da região, com um moinho lindo e um lago que passa ao lado da casa, também rende fotos lindas! Há um tour com explicação sobre a fabricação da erva mate que custa R$4,00, e claro há uma lojinha com os produtos da casa e outros típicos da região.

De lá partimos para o almoço na Casa Di Paolo pois depois tínhamos um tour agendado na Miolo.

0 Comments:

Postar um comentário

 
Posts Relacionados