22.9.17

A difícil jornada da introdução alimentar.


Tudo é novo nesse mundo da maternidade para mim e as coisas também tem sido bem diferentes do que eu imaginava que seriam.

Achei que o Samuel seria um bebê gourmet, que comeria de tudo, lindamente com as mãos, e bateria aquele prato de comida.

Ah ledo engano!

Que decepção!

Ele simplesmente não comia, nadica de nada, colocava tudo para fora, fazia ânsia de vômito e parecia não gostar de nada que eu lhe dava, nem banana!!!

Foram uns quinze dias assim, e por óbvio que eu demorei para perceber que INTRODUÇÃO quer dizer iniciar, começar, ou seja seria um processo lento, meu bebê não iria comer tudo do dia para à noite.

Ele não sabia o que é aquilo, a colher, o prato, a comida, é tudo novo para ele, bebês nascem com o Instinto de mamar, mas não de comer, então cabe a mim ensinar.

Tentei alguns métodos de introdução alimentar, eu sempre quis usar o BLW e comecei usando esse, com ele se alimentando sozinho com as mãos, mas ele tinha tanto nervoso das texturas dos alimentos que não comia nada. Ai tentei o meio termo, dava na colher e deixa um alimento nas mãos dele para ele ir sentindo as texturas, deu mais certo que o primeiro método, mas a lambança, essa é sem fim. Hoje intercalamos só dar a comida para ele com deixar ele pegar os alimentos, tudo depende do dia e do humor dele.

Um mês e meio depois disso tudo e ele ainda não é fã de comida, tem dias que come bem, outros nem tanto, confesso que tenho precisado de doses extras de paciência, uma refeição pode durar mais de uma hora e por vezes sucumbo à TV para distrair entre uma colherada e outra.

Mas estamos progredindo, hoje ele quando come bem é cerca de 100g de comida, e pelo menos uma porção de frutas por dia, o que para mim é uma vitória.

Agora introduzimos o jantar, que sofrimento, ele gosta mesmo é de mamar!!!!

Mas uma hora ela vai começar a sentir prazer em comer também, e vamos seguindo tentando fazer nosso melhor para ele aprender e gostar de comer alimentos variados e saudáveis.  

Por conta disso, dessa minha saga alimentar com o Samuel a partir de agora vocês verão algumas receitas de papinhas por aqui!!

Espero que gostem e que ajudem vocês com seus bebês. 

E a introdução alimentar por aí como anda sendo?

0 Comments:

Postar um comentário

 
Posts Relacionados