23.7.18

Como usar temperos


As especiarias eram tão valorizadas que foram elas que impulsionaram as grandes navegações, usar muitas especiarias na comida era questão de status, logo na época as mesmas acabavam que não eram usadas de forma correta.

Hoje conseguimos encontrar várias especiarias com facilidade nos mercados, e seu uso aumentou na gastronomia, o que aumentou a possibilidade de combinações.

Mas o que acontece é que muita gente tem medo de usar temperos, ou não sabem mesmo como usar, já que temos uma gama enorme de opções nas lojas e acabamos ficando no básico.

Não tenho como citar todos os temperos e misturas que existem já que são muitas, mas vou elencar os mais populares e fáceis de achar.

  • Alecrim – erva aromática geralmente usada em pratos salgado, e compõe o bouquet garni.
Vai bem com: batata sauté, carneiros, peixes gordos, frutos do mar, cogumelos assados, pães, molho de tomate, chocolate e drinks como Gin com tônica.
  • Açafrão -  é considerado uns dos ingredientes mais caros do mundo, ainda mais quando comprado em pistilo, não confundo com o açafrão da terra, que me nada tem a ver com esse tempero.
Vai bem com: risoto, molho branco, pudim, cocada, batata, peixe, frutos do mar, é o principal ingredientes da paella, pera, maçã, frango, manteiga, pera, marmelo, creme de leite, leite, baunilha, agua de rosas, amêndoas moídas, cordeiro, açúcar.
  • Açafrão da terra ou Cúrcuma – como já disse acima não pode ser confundido com o açafrão da flor, pois seu sabor em nada tem a ver com aquele, e não pode substitui-lo em nenhuma preparação.
Vai bem com: Sopas, ovos, molhos cremosos, maioneses, pães, massa fresca, frango e peixe.
  • Canela – muito popular no Brasil pode ser em pó ou em pau, usada principalmente em preparações doces.
Vai bem com: molho de tomate, para temperar carnes vermelhas, com café, cenoura, chocolate, para dar um toque especial na farinha de rosca usada para empanar, além das frutas maça, banana e ameixa.
  • Cebolinha – também bem popular e usada principalmente em finalizações.
Vai bem com: sopas, peixes, massas, queijos macios.
  • Cravo da índia – com sabor penetrante e doce, é muito usado em doces e assados.
Vai bem com: fincado na cebola para aromatizar molho à base de leite, carne de porco, batata doce, beterraba, cordeiro, abóbora. E moído vão em preparações de bolos e pães.
  • Coentro- é um caso de amor ou ódio, pode ser usado fresco, em pó ou suas sementes.
Vai bem com: Suas folhas são usadas com peixes, frutos do mar, camarão, molho à campanha e guacamole. Já sua semente pode ser usada em bolos, pães, biscoitos, picles, carne de porco, salmão, laranja e gin tônica.
  • Cominho – com aroma e sabor marcante.
Vai bem com: temperar carne vermelha, feijão, sopas, molho para churrasco, bacon, camarão, cenoura, berinjela, batata, ervilha, arroz, peixe, cordeiro,  pato, ingredientes principal do Chili de carne mexicano.
  • Erva-doce – as sementes são muito usadas na confeitaria.
Vai bem com: cenoura, repolho, sopa de peixe e frutos do mar, molhos à base de tomate, vegetais, bolos, pães e biscoitos.
  • Estragão – é a base do molho Bearnaise ou tartare, bem como do molho hollandaise.
Vai bem com: Maioneses, aves em geral, vitela, cordeiro, peixes, omeletes, abobrinha, creme de leite.
  • Urucum – é  base do nosso famoso coloral, que nada mais é do que urucum com fubá, possui maior poder de corante do que de tempero.
Vai bem com: para colorir arroz, farofa, frango e picadinho de carne. Como semente tempera bem legumes, peixe, carne de porco e carnes vermelhas, mariscos, camarão, molhos picantes e pratos com ovos.
  • Gengibre - base de vários curris, sozinho vai bem em preparações doces e salgadas.
Vai bem com: biscoitos, carne vermelha, peixes, tangerina, vodca, base do quentão, chocolate, bolo, pudim.
  • Hortelã – amplamente utilizado, é muito versátil, podendo ser usada como tempero salgado e doce, bem como aromatizador.
Vai bem com: aromatizando agua, drinks com vodca e gin, cordeiro, legumes, molho para salada, molho de iogurte com hortelã, peixes gordos como salmão, sopa de ervilha, chocolate, olho de tomate, laranja, pato, comida árabe(kafta/quibe) e geleias,
  • Louro – encontrado geralmente fresco ou seco, seu uso é sempre associado ao feijão.
Vai bem com: arroz, sopas, marinar carnes de porco, molho branco, antepastos
  • Manjericão - apesar de tradicionalmente associado à culinária italiana, combina com várias preparações
Vai bem com: molho de tomate, abobora, porco, carneiro, laranja, morango, uva, vodca(caipirinha de uva com manjericão), alho, massas, parmesão, peixe, além de ser base para o pesto e bruscheta.
  • Manjerona -  da família do orégano, vai bem com quase tudo.
Vai bem com: carneiro, aves, vitela, peixe, frutos do mar, só não use em receitas doces.
  • Noz-moscada - com sabor doce e levemente amargo é usada em muitas preparações
Vai bem com: feijão, inhame, purê de batata, aipim, brócolis, couve-flor, rum, abacaxi, cordeiro, vagem, pecãs, molho branco, fondue, , molhos à base de leite e cebola
  • Orégano – usado quase exclusivamente na pizza, vai também com outras preparações.
Vai bem com: molhos para churrasco, sopa de legumes, preparações à base de ovos, cebola, queijos, molhos para peixe, porco, frango e cordeiro.
  •   Paprica – pode ser doce, picante ou defumada.
Vai bem com: ambas podem ser usada em molhos, carnes, aves e ensopados, batata, couve-flor, arroz, cordeiro, vitela, o que vai mudar é o nível de picancia entre as mesmas.
  • Sala - a erva mais popular do mundo.
Vai bem com: com tudo, serve para decorar pratos, e em receitas de saladas, sopas, pães, molhos de ervas, manteigas, combina com tomate, carne vermelha, porco, peixes, carneiro, a fez parte do bouquet garni.
  •    Tomilho- disponível em folhas secas ou moído, também faz parte do bouquet garni.
Vai bem com: carnes, ensopados, legumes, queijos, chocolate, tomate.





Um comentário:

  1. Uhullll!!! Adorei o post! Tenho muitas dúvidas na hora de usar os temperos e agora vou tentar introduzi-los melhor na nossa rotina alimentar aqui de casa. Depois volto pra contar ;)

    ResponderExcluir

 
Posts Relacionados