16.2.14

Roberta Sudbrack lança seu novo livro no Rio


Para quem me segue no Instagram e curte minha página no facebook, viu que na ultima quinta feira dia 13 de fevereiro, eu estive presente no lançamento do terceiro livro da chef Robert Sudbrack, "Eu sou do camarão ensopadinho com chuchu", pois não podia deixar de garanti meu autografo no meu exemplar do livro.


Eu fui com uma amiga a Tati Brum que dividi comigo essa paixão pela culinária, pela Roberta e pelo chocolate, ela faz brigadeiros maravilhosos, vale conferir.

Para quem não conhece a chef Robert Sudbrack ela é uma chef autodidata, que após o falecimento de seu avô por questões financeiras passou a vender cachorro quente nas ruas da Capital Federal, cujo molho de tomate caprichado era preparado diariamente por sua avó Iracema e, junto com a salsicha artesanal, garantiu o sucesso dos sanduíches. A receita até hoje é tratada com carinho pela chef que tem sua versão mais elaborada, batizada de SudDog. O livro é inclusive dedicado aos seus avós, linda homenagem.


A chef gaucha foi a primeira mulher a ocupar a função de chef do Palácio da Alvorada (durante os dois mandatos de Fernando Henrique Cardoso) e em 2012, ela esteve à frente da equipe de cozinha da delegação brasileira nas Olimpíadas de Londres. Hoje ela figura entre os 100 melhores chefs do mundo. Tem como não se encantar pela carreia e trabalho dela, são no minimo inspiradores.

O seu livro que conta com 25 receitas de pratos que são servidas no RS (restaurante da chef no Rio de Janeiro) foca bastante no modo de preparo das mesmas e nos bastidores da criação, mas não deixa de ser recheado de dicas e segredos que fazem a cozinha dessa chef ser tão encantadora.

O nome do livro além de ser uma homenagem à Carmem Miranda, já que a frase "Eu sou do camarão ensopadinho com chuchu" é o último verso da canção Disseram que eu voltei americanizada, gravada pela cantora, é uma forma de afirmar a identidade da Chef que prioriza a utilização dos ingredientes brasileiros em sua cozinha.

Para mim Roberta é uma visionária, já que consegue transformar ingredientes simples e que muitas vezes seriam descartados em iguais inimagináveis, além de transformar a comida simples em verdadeiros banquetes.

A chef que chegou britanicamente no horário marcado para o inicio do evento, foi muito atenciosa e carinhosa com todos os presente e tirou foto com todas as pessoas que solicitaram, ou seja além de talentosa ainda é humilde e simpática. Fiquei ainda mais encantada. 

Alguns famosos e personalidades que estiveram presentes ao evento: (fonte: Glamurama Uol)

Chicô Gouvêa: "Já fui aluno da Roberta, fiz o projeto do restaurante dela duas vezes, então nos encontramos sempre, mas ela sempre me surpreende. Agora estou apaixonado por uma manjubinha feita com calda de tomate."
Glória Pires: "Meu prato preferido da Roberta é um ovo caipira com farofa doce e aspargos. Mas ela já me fez comer até sardinha, que odeio, e eu gostei! Acho que comida é igual cabelo... Você sente a energia da pessoa que está fazendo. Ela é muito doce e amorosa." 
Thomas Troisgros: "O leitãozinho e a paleta de cordeiro dela são maravilhosos. O que mais me encanta é a relação da Roberta com o pequeno produtor, a questão do slow food, do artesanal." 
Paulo Henrique Cardoso e Van Van Seiler: "É o livro mais bem editado que eu vi neste ano. E a Roberta é a pessoa que melhor trabalha com o frescor dos alimentos. Eu sou um devoto do picadinho", contou Paulo.


0 Comments:

Postar um comentário

 
Posts Relacionados