11.3.14

Azeite de alho

Eu e meu marido somos adoradores de azeite, compramos todos os tipos e sempre queremos experimentar aqueles diferentes que vemos em restaurantes.

Tem uma pizzaria aqui no Rio de Janeiro que tem esse azeite com alho e nas vezes em fui lá eu fiquei imaginando em como deveria ser simples fazer ele em casa, mas sempre deixava pra lá e nunca fazia. Só que mês passado depois que vi o preço para comprar um vidro desses azeites em lojas do ramo, tive certeza que precisava fazer esses azeites, a receita é bem simples, mas fica realmente saborosa.


Ingredientes:
2 cabeças de alho
2 colheres de sopa de flor de sal ou sal grosso
250 ml de azeite extra virgem
1 frasco de vidro
Água fervente

Modo de fazer:

Primeiro temos que higienizar o vidro onde será colocado o azeite, para isso, vamos despejar a água fervente dentro dele e deixar ali por uns minutos, sacudindo o frasco junto com a tampa. Após tirar a água, deixe o frasco emborcado com a cabeça para baixo para que o resto da água escorra.
Depois desvire o frasco a fim de que qualquer resquício de água possa evaporar.


Amasse os alhos de forma a abri-los um pouco, mas tomando cuidado para não tirar toda a casca, leve-os ao fogo médio regados com uma colher de sopa de azeite.

Coloque os alhos dentro do frasco já higienizado.

Acrescente o azeite e a flor de sal.


Feche o frasco e sacuda bem para misturar tudo. O ideal é usar no dia seguinte para o azeite ir apurando os sabores e aromas e toda vez que for usar sacudir o frasco.

Esse frasco eu comprei na Loja Amigão, por R$7,90 cada um, para quem é do Rio de Janeiro a loja tem varias opções de vidros que podem ser usados para o azeite e vários outros utensílios domésticos.

Quanto ao azeite eu comprei um frasco de 1 litro no Carrefour da linha Discount deles por R$16,90, o azeite é muito bom, a unica diferença é que vem em embalagem de plástico.

Essa azeite é muito gostoso, eu gosto de comer com pão, mas vai bem com qualquer massa. 


4 comentários:

  1. Fácil de fazer e parece apetitoso.Vou aproveitar a ideia! Já fiz colocando raminhos de alecrim diretamente dentro do vidro original do azeite que tbm fica muito bom...
    Bjs
    Cidinha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cidinha, é muito bom e o aroma dele é incrível!!
      O meu já está quase acabando, essa ideia de colocar o alecrim dentro do vidro de azeite também é ótima!
      Beijos!

      Excluir
    2. Thábata, meu pai sempre faz esse azeite lá em casa... é uma delícia!!! Mas, ele coloca um raminho de alecrim também... fica muitooooo mais gostoso!!! Bjks

      Excluir
    3. Sério Ana?! Vou fazer com alecrim na próxima vez, deve ficar delícia também!

      Excluir

 
Posts Relacionados