24.4.14

Churrasco e vinho


Domingão, churrascão, cervejão, só que não!

Quem me conhece sabe que cerveja não é minha bebida preferida, e quando a Trivento me enviou umas garrafas de vinho explicando sobre a campanha do vinho+churrasco logo me identifiquei. 

A proposta da campanha é que nós brasileiro passemos a consumir vinho no churrasco, o que para os apreciadores da bebida pode parecer obvio para a maior parte das pessoas não.

O vinho é uma das bebidas que melhor harmoniza com carne o que faz a refeição se torne muito mais agradável já que a bebida não vai brigar com a comida.

E para provar que vinho e churrasco combinam eu fiz um churrasco regado a Trivento Malbec reserve, e confesso que não conhecia esse vinho e o mesmo foi uma boa surpresa para mim.

Agora que você já sabe o que vai servir como bebida no seu churrasco, como que fica o resto?!Seguem algumas dicas para fazer o seu churrasco no fim de semana.

A estrela do churrasco sempre será a carne e ela deve ser de boa qualidade, sempre compre em locais de procedência conhecida.

Alguns supermercados possuem dias específicos para promoções de carne, no Rio de Janeiro por exemplo é as quintas-feiras, aproveite para comprar aqueles cortes especiais com preços reduzidos.
.
Eu não sou churrasqueira, nem de longe, muito mal coloco o pãode alho na grelha, mas o marido faz um churrasco muito bom e peguei algumas dicas com ele:

- É importante acender o fogo da churrasqueira uns 15/20 minutos antes de colocar as carnes, e esperar a chama baixar, pois ninguém quer labaredas direto na carne, mas sim o calor formado pelo carvão, que é mais usado aqui no Rio de Janeiro, contudo em algumas regiões do país se usa mais a lenha para fazer churrasco.

- Use esse tempo para preparar limpar, temperar e espetar as carnes que serão servidas.

- O Sal resseca a carne, então algumas pessoas preferem coloca-lo somente depois que a carne já estiver na churrasqueira, mas isso vai de cada um.

- Essas são algumas dicas que nós sempre usamos,  nessa página da UOL você encontra vários outras dicas da Tatiana Bassi, sócia do famoso Templo da carne. 

- Algumas carnes que gosto de servir nos churrasco que fazemos:
Picanha
Costela
Linguiça
Alcatra
Costela de porco
Cordeiro
Coração de galinha
Drumet de frango (esses dois últimos geralmente temperamos com vinho branco, alho, limão, sal e pimenta, o ideal é temperar com um bom tempo de antecedência)


- Para acompanhar geralmente fazemos arroz branco, farofa, molho à campanha, salada de maionese, salada verde, queijo coalho e pão de alho.

Outro item que não pode ser esquecido no churrasco é a decoração, pois por mais informal que seja esse tipo de refeição não pode ser desleixada. Eu gosto de arrumar uma mesa com os pratos, copos, talheres e guardanapos, com os acompanhamentos e travessas para as carne ser servida.

E nesse dia como já disse servimos o Trivento Malbec, com origem argentina da cidade de Mendoza, que é um vinho equilibrado e com taninos presentes na medida certa, tem uma cor rubi e seus aromas são bem marcantes com notas de frutas vermelhas e baunilha derivadas do carvalho.

Um bom exemplar de Malbec, que apesar de ser encorpado não é agressivo e harmoniza bem com carnes vermelhas e o torna ideal para ser consumido durante uma refeição.



O vinho possui uma boa classificação no Vivino, que para mim é um grande indicador de qualidade dos vinhos como já expliquei aqui


Outro ponto positivo é seu preço, em média de R$30,00, ótimo custo beneficio, sem encarece seu consumo frente a outras bebidas, além de ser encontrado em supermercados.

Quero deixar bem claro que apesar de ter ganhado as garrafas da Trivento a opinião quanto ao vinho é a minha pessoal, quando recebo algum produto independente da marca, sempre vou me guardar o direito de dar minha opinião seja para falar bem ou não, pois se não gosto do produto não tenho obrigação de elogiá-lo, somente o faço quando acho merecido, e caso não tivesse realmente me identificado com a ideia da campanha e gostado do vinho o mesmo nem apareceria aqui no blog.

Esclarecimentos à parte e vocês estão esperando o que para organizar seu churrasco no final de semana?! 

0 Comments:

Postar um comentário

 
Posts Relacionados