29.12.14

Organizando a despensa


Alô você que tem uma despensa enorme, você é uma pessoa de sorte!!!

Minha cozinha é bem pequena e por conta disso tenho somente um armário destinado a ser despensa, se é que pode ser chamado assim.

Contudo seja num cômodo inteiro ou num armário da cozinha, a despensa tem que ser um local organizado para facilitar a vida na hora de achar os ingredientes das receitas e evitar desperdícios com o vencimento de produtos esquecidos nas prateleiras.

O ano esta acabando e eu decidi deixar minha dispensa organizada para chegada de 2015, a forma que eu organizei por setores para mim deu certo, espero que ajude vocês, seguem as dicas.
Primeiro esse armário/despensa é um espaço é destinado ao armazenamento de alimentos que não necessitam de refrigeração, deve se evitar incidência de sol, ser arejado, sem umidade e evitar a proximidade do fogão.  Tirando a umidade o meu tem tudo isso...rsrsrsrsrs...Então não se preocupe se o seu armário/despensa também estiver nessas condições.

Realmente não é bom que os alimentos sofram mudanças bruscas de temperatura, o que a incidência do sol direta e proximidade do fogão podem ocasionar, mas sendo inevitável, busque acondicionar os alimentos em potes de vidro ao invés de deixar em suas embalagens originais após abertos, assim evita que apareçam aqueles bichinhos, carunchos.

Separe as prateleiras por categoria de alimentos e sua utilidade, por exemplo: café da manhã, conservar e enlatados, farinhas, e cereais, temperos, etc. Dessa forma fica mais fácil na hora de achar, veja sempre o que funciona melhor para a dia a dia da sua casa.

Como disse gosto de guardo os cereais e farinhas em potes depois de abertos, caso não tenha esses potes deixe os sacos fechado com prendedores, pode usar aqueles específicos ou até mesmo clips e pregador de roupa.

Os potes acabam sendo um investimento pois geralmente são caros, mas podem economizar na conservação maior do alimento e fazer ganhar espaço e organização dentro do armário. É sempre bom etiquetar os potes para saber o que tem dentro e quanto tempo está ali, tendo também um controle do que tem na dispensa e sua  lista de compras.

Sempre bom lembrar que produtos de limpeza e de higiene pessoal não devem ser armazenados junto com os alimentos, devendo ter um armário especifico para eles. Sendo que os medicamentos e higiene pessoal não devem ser armazenados na cozinha.

Na hora de organizar suas prateleiras coloque sempre os produtos com validade próxima na frente ou à mostra, assim você evite que eles vençam antes de serem usados.

Gosto de ter uma prateleira especifica para papel toalha, guardanapo, papel alumínio, etc, deixo na ultima prateleira pois são coisas que usamos menos, e deixo mais à vista produtos de uso diário como leite em pó, açúcar, achocolatado, torradas, arroz, feijão...

Gosto de usar cestas organizadoras para itens menores como temperos, condimentos e essências, sempre separando por função. 

Segue as fotos do antes e depois da minha despensa, e vejam como faz diferença ela estar organizada, até mesmo para agilizar seu dia na hora de preparar as refeições.

Deixei a ultima prateleira para guardanapos, papel toalha, papel alumino, embalagens de sucos, vinagres e azeites fechadas.
Na prateleira de baixo, organizei os pacotes de farinha e coisas de confeitaria que ainda estão fechados, como disse depois de aberto passo para potes herméticos.
Na prateleira do meio coloquei os produtos de café da manhã, chás, e miudezas de confeitaria, como fermento. E na prateleira de baixo coloquei os produtos abertos já em potes, além de uma caixinha com produtos em uso fechados com uma seladora de embalagens
Na ultima parte do armário organizei as massas, conservas, e as embalagens maiores, usando mais uma vez cestas e caixas de mdf para organizar por tipos de alimentos.
Viram meu armário, não é nenhum bicho de sete cabeças dá para organizar sem se descabelar. E vocês como gostam de organizar a despensa?

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