30.4.15

Lote 43 Miolo

Lote 43 é sem duvida o melhor vinho nacional que temos hoje no mercado, e além de ser um excelente blend seu nome homenageia a terra que acolheu a família Miolo quando chegaram ao Brasil.

Com o conceito de prestar uma homenagem ao patriarca da família o italiano Giuseppe Miolo, somente é elaborada nas vindimas excepcionais, num corte de Merlot com Cabernet Sauvignon, selecionado pelo enólogo da família, Adriano Miolo sendo elaborados somente nos anos de 1999, 2002, 2004, 2005, 2008 e 2011.

Merlot é uva que melhor representa o terroir Vale dos Vinhedos, já a Cabernet Sauvignon depende das condições climáticas para boas produções na região, por isso a irregularidade das safras.
Esse vinho fica 1 ano em barris de carvalho Frances, e após nas caves na propriedade até o momento da venda, é um vinho bem elaborado, logo um vinho de guarda.

Esse que degustei foi um 2004, ou seja 11 anos de guarda, estávamos receosos do vinho ter avinagrado, mas se apresentou um exemplar excelente, com uma cor rubi intensa e lagrimas persistentes, o buquet foi abrindo aos poucos, na própria taça, não chegamos a decantar, e foi se revelando frutado, com toques de tabaco, ameixa e chocolate.

Na boca foi ainda mais surpreendente, vinho redondo e macio, com taninos equilibrados e acidez na medida, com notas de chocolate e caramelo.

Deve ser servido entre 16º a 18ºC, com teor alcoólico de 13,5%, podendo ser harminozado com assados, churrasco, e carnes mais doces como cordeiro.

Esse vinho pode se encontrado em lojas especializadas ou direto no site da Miolo.

0 Comments:

Postar um comentário

 
Posts Relacionados