29.4.15

Como montar uma horta na varanda de apartamento

Muita gente tem vontade de fazer uma horta em casa, mas acha que não vai ter espaço para montar sua horta, mas você precisa de menos espaço que imagina e ter suas ervas sempre fresquinhas à mão vale todo o esforço.




Eu moro em um apartamento com uma micro varanda e que para completar pega o sol da tarde, ou seja, todas as condições mais improváveis para ter uma horta. Mas eu sou brasileira e não desisto nunca...rsrsrsrsrs...
Minha horta já foi feita e refeita umas inúmeras vezes até dar certo, por isso as dicas que vou dar aqui foram as que deram certo comigo.
Primeiro eu tentei montar a mini horta na cozinha, claro que não deu certo, minha cozinha é micro e toda a areia dos vasinhos se espalhava pela bancada e areia na comida não é o melhor tempero que se possa ter. Então resolvi passar tudo para a varanda, mas como eu disse minha varanda é pequena e com sol da tarde. A primeira tentativa foi frustrada, coloquei as plantas no parapeito e morreram em menos de 15 dias.
Por que estou falando tudo isso?! Porque pode acontecer com você e não se desanime, uma hora vai dar certo e a alegria de ter uma horta compensa tudo isso. E como não estou aqui para falar só de tristeza não é verdade, vamos as dicas que deram certo.

Como plantar:
Você vai precisar de:
Mudas de temperos e hortaliças
Um vaso tipo jardineira
Bolinhas de argila
Areia (de preferência adubada)
Adubo naturais (osso moído, casca de ovo, borra de café)

Eu prefiro comprar as mudas do que as sementes pois é mais fácil delas pegarem assim, não tive boas experiências com as sementes, mas continuo tentando.
As mudas podem ser encontradas em hortos municipais ou em grandes redes de supermercado e loja de construção, assim como todos os outros itens da lista acima.
Eu comprei tudo no Extra e na C&C.

A ordem para plantar é a seguinte:
Na jardineira coloque as bolinhas de argila, cubra com uma camada de areia, coloque o adubo e cubra com mais areia. Tire as mudas de seus vasos ou dos saquinhos e coloque dentro do vaso, cubra com areia até o inicio do caule. Com as mãos tente firmar a planta para que ela não tombe.

Como cuidar da horta:
-As plantas precisam de sol, mas não podem receber  muito calor, logo tentem criar sombras para elas. Eu comprei um vaso de murta para “tampar” o sol direto sobre as mudinhas.
-Nunca regue as plantas durante o dia, espere o sol abaixar no fim da tarde e inicio da noite. Ao regar as plantas no sol quente, a água em contato com a terra quente cozinha as raízes das plantas e eles morrem.
-Quanto a rega eu sempre verifico a terra, se estiver seca é hora de regar, caso ainda esteja úmida eu não molho, pois também não queremos afogar as plantas.
-As bolinhas de argila no fundo do vaso são boas para manter a umidade na areia, por isso é importante usar as mesmas.
-Algumas plantas precisam de mais espaço que outras, meu manjericão por exemplo matou tudo que eu plantei junto com ele, hoje ele é imenso e claro está sozinho no vaso.
-No mercado podemos encontrar alguns fertilizantes próprios para hortas e alguns adubos também, de vez enquanto eles podem ser usados na horta, principalmente no verão que é a época mais critica para as plantinhas.
-Retire os galhos secos e pode a planta para crescer de maneira uniforme
-No caso das pimentas assim que elas ficarem vermelhas devem ser tiradas se não a planta morre toda.
-Na salsa podem ser usados palitos de churrasco para que ela cresça certinha em uma mesma direção
-Não plante mais mudas do que a capacidade das jardineiras. Como você vai saber isso?! Cada tamanho de jardineira equivale a uma quantidade de vasos, pergunte ao comprar.

É basicamente isso, dá trabalho sim mas vale muito, eu uso demais minha horta e economizo bastante com ela, fora que é tudo natural e sem agrotóxico.


Fiquem com umas fotos atuais da minha horta, que começou com a foto do início do post, na bancada da cozinha!

Isso por cima da areia são cascas, que você também encontra em hortos ou nos supermercados, eles além de terem caráter estético, ajudam a manter o solo úmido. 

Se estiver com alguma duvida é só perguntar aqui em baixo, e a medida que minha hortinha for crescendo foi atualizando esse post. 

0 Comments:

Postar um comentário

 
Posts Relacionados