10.12.19

Como calcular comida para Ceia de Natal


Natal sempre foi sinônimo de fatura certo, mesa grande, família reunida, muita comida, e ficar relembrando a ceia por quase uma semana de tanta coisa que sobra.

Mas os tempos são outros e desperdício não é mais uma coisa que podemos nos dar ao luxo, nem mesmo no Natal.

Lá em casa sempre sobra comida, muita mesmo, mas esse ano a ceia será para menos pessoas e por isso resolvi que a palavra de ordem é economizar, por isso fiz esse post para ajudar vocês a também economizarem sem fazer feio na ceia de Natal.

Primeiro ponto é saber a quantidade de pessoas que irão cear, na minha casa por exemplo tem parentes que passam antes para dar um abraço e comem só uns petiscos, mas não chegam a ficar para a ceia. Então numero certo de pessoa é importante para evitar o desperdício.

Segundo ponto é organizar um menu, nada demais, só fazer uma lista do que pretende servir, se vai ter petisco, se vai ser só a ceia, se vai ter sobremesa ou só frutas e panetone.

Com base nisso podemos calcular a quantidade de cada coisa, claro que pode variar de família para família, mas é um cálculo padrão de comida, tem gente que come mais, e tem quem coma menos.

Vamos lá!


ENTRADAS/PETISCOS:
O tradicional bolinho de bacalhau, esse não pode faltar, dá para fazer com saithe, dá para fazer com lasca de bacalhau, dá até para fazer batatalhau, mas tem que ter. Se for servir só ele a conta é de 5/6 unidades por pessoas, num tamanho médio de colher de sopa.

Se for ter outros petiscos como  pastinhas com torradas, pode diminuir para 4 unidade por pessoa, a quantidade de pastinha fica em torno de 3 colheres de sopa por pessoa.

Sempre é legal ter um mix de nuts com nozes, amendoins, passas, castanha do pará, amêndoas, acho bem tradicional do Natal e vai bem com bebidas alcoólicas ou não. Umas 40g desse mix por pessoa é o suficiente, lembre-se que todos ainda irão jantar.

CARNES:
A Ceia, vai ter só peru ou outras carnes? Aqui em casa por exemplo sempre tem peru, bacalhau e tender, não conseguimos fugir disso, pois cada um gosta de uma coisa e minha avó para gradar todo mundo sempre quer que tenha um pouco de cada.

Lembre-se que um peru serve no máximo 10 pessoas, logo se sua ceia for ter mais convidados do que isso, é importante ter outras opções de carne.

A conta ideal é de 250g de carne por pessoa, e como um peru de 3kg, não tem 3kg de só de carne pense no que mais irá servir.

Se for servir tipos de carne variados o ideal é nesse caso calcular 300g por pessoa no total, por exemplo, vai servir bacalhau, peru e tender, faça 100g de cada por pessoa, assim todos provam um pouco de cada coisa.

ACOMPANHAMENTOS
Os acompanhamentos, arroz e farofa são certos em toda ceia de natal, aqui no blog tem varias outras opções para você fazer, mas esses dois não podem faltar.

Para o arroz não tem muito segredo, calcule uma xíraca de café por pessoa de arroz cru, de café, aquela pequena, ok!!!! O que dá cerca de 30g de arroz cru e 90g de arroz cozido por pessoa.

Para a farofa a conta é de 70g por pessoa, o que dá mais ou menos 4 colheres de sopa de farofa por pessoa, em média 1kg de farofa pronta serve bem 15/20 pessoas, esse peso já contando com incrementos e não só a farinha.

Vai ter salada? Se for salada de maionese ou salpicão calcule 70g por pessoa no total, mas se também for servir salada crua divida essa quantidade e calcule de 50g de cada por pessoa, na minha casa por exemplo quase ninguém come salada crua e todos amam salada de maionese, então fazemos bem pouca salada crua.

Se ainda quiser fazer uma torta salgada, calcule 100g da mesma por pessoa, vai ser muita coisa, mas há quem não abra mão de ter um empadão no natal.

SOBREMESAS
Ah as sobremesas, as mais esperadas da noite!!!! Mesmo depois de tanta comilança sempre sobra um espacinho para elas.

Panetone geralmente tem, um panetone serve em média 6 pessoas, se for servir um trufado ou com alguma cobertura pode reduzir para 5 pessoas, pois quanto mais gostoso mais vão comer! Se for servir com sorvete um pote de 2litros serve 10/12 pessoas.

Se for fazer um pudim, manjar, brigadeirão, uma forma média de 20cm dá para 15 pessoas, já para uma torta ou bolo calcule 100g por pessoa.

As frutas você pode calcular umas 3 por pessoa.

A rabanada eu me recuso a colocar quantidade por pessoas, pois é tão boa e só comemos uma vez ao ano, fora que se sobrar, no dia seguinte ela fica ainda mais gostosa!!!!

BEBIDAS:
Esse calculo abaixo é feito geralmente sobre o total de convidados da festa, sem levar em conta o gosto de cada um quando se trata de uma festa grande, mas quando é uma ceia só para a família, fica mais fácil saber o que cada um bebe e calcular as bebidas dentro desse parâmetro. 

Você não vai comprar 3 garrafas de vinho para uma ceia de 12 pessoas por exemplo, se você sabe que só aquele primo seu vai beber.

1 garrafa de vinho tinto serve 4 pessoas
1 garrafa de espumante serve 2 pessoas
1 garrafa de vinho branco serve 3 pessoas
600ml de cerveja por pessoa
500ml de refrigerante por pessoa
400ml de água por pessoa
1 garrafa de whisky serve de 15 a 20 pessoas

Se você corre o risco de receber pessoas sem terem sido convidadas para cear aumente essa quantidade em 20%.

Se mesmo depois desses cálculos sobrar comida na sua ceia, sirva no dia seguinte, ou veja as dicas aqui no blog para reaproveitar a ceia de natal.

Não se esqueça de calcular as louças, copos e talheres e deixar tudo organizado um dia antes, isso explico melhor nesse post aqui de como organizar a ceia de Natal!

E claro que isso tudo é só um guia para você adequar aos seus convidados, se tiverem mais homens que mulheres aumente um pouco a quantidade de carne, se forem mais crianças pode diminuir, se todos gostarem muito de doces faça mais um pudim, as porções que dei são uma estimativa e não um calculo rígido.

E no fim o importante mesmo é comemorar o natal com quem nós amamos!!!


0 Comments:

Postar um comentário

 
Posts Relacionados