8.8.19

Dicas para um bom churrasco


Não sabe como montar um belo churrasco? Aqui vão algumas dicas:

Eu não sou churrasqueira, nem de longe, muito mal coloco o pão de alho na grelha, mas o marido faz um churrasco muito bom e peguei algumas dicas com ele:

A estrela do churrasco sempre será a carne e ela deve ser de boa qualidade, sempre compre em locais de procedência conhecida e de boas marcas.

Hoje já é fácil achar cortes diferentes de carne até mesmo no supermercados, o que acaba barateando as carnes, principalmente se você deixar para comprar nos dias específicos que os supermercados fazem promoções de carne.

Caso prefira também pode comprar a carne do churrasco em boutiques de carnes, onde você terá um atendimento mais personalizado e alguns tipos de cortes diferenciados que são mais difíceis de encontrar no supermercado, e os preços hoje já estão bem mais competitivos com os que você encontra nos supermercados .

Algumas carnes que gostamos de servir nos churrasco que fazemos:
Picanha
Cupim
Alcatra
Costela de boi
Alcatra
Costela de porco
Palheta de cordeiro
T-bone
Linguiça
Coração de galinha
Drumet de frango (esses dois últimos geralmente temperamos com vinho branco, alho, limão, sal e pimenta, o ideal é temperar com um bom tempo de antecedência)

O fogo da churrasqueira é outro ponto que deve ter atenção. É importante acender o fogo da churrasqueira uns 15/20 minutos antes de colocar as carnes, e esperar a chama baixar, pois ninguém quer labaredas direto na carne, mas sim o calor formado pelo carvão, em algumas regiões do país se usa mais a lenha para fazer churrasco, essa dá um sabor defumado especial à carne, que vai de acordo inclusive com o tipo de madeira usada para fazer a lenha.

Enquanto o fogo fica nos moldes que a gente precisa para um bom churrasco, prepare as carnes, corte, limpe, embale, tempere e espete as carnes que serão servidas.

O Sal resseca a carne, então algumas pessoas preferem colocá-lo somente depois que a carne já estiver na churrasqueira, mas isso vai de cada um. Há quem use somente flor de sal na hora de servir e hoje há no mercado placas de sal rosa que vão à churrasqueira para a carne ser assada sobre elas.

Mas vá além do sal, tempere as carnes com tomilho, alecrim, manteiga defumada, azeite e vinho. Nesse POST eu explico melhor como usar os temperos.

Outro ponto importante do churrasco são os acompanhamentos, além do tradicional arroz brancofarofa, molho à campanha e salada de maionese, não deixe de colocar queijo coalho na brasa e por aqui não pode de jeito nenhum faltar o pão de alho.

Outros acompanhamento que gostamos muito é confit de tomate, antepasto de berinjela e cebola ao vinho (corte a 1 cebola roxa em tirar, mergulhe em 1 xícara de vinho tinto de boa qualidade, acrescente sal e pimenta do reino à gosto e esta pronto).

E por aí, como vocês fazem churrasco?

0 Comments:

Postar um comentário

 
Posts Relacionados