7.10.13

Brigadeiro tradicional


Acho que brigadeiro é um doce que todo mundo adora, e esta sempre presente em todas as festas.

Eu mesma sou apaixonada por esse doce e não me lembro de um aniversário meu em que ele não estivesse presente, até no meu casamento teve brigadeiro.

Quando eu era pequena, o que mais me lembro dos aniversários era reunir toda família para enrolar os brigadeiros, o que por si só já era uma festa, e sempre dava para roubar uns docinhos antes da hora.

E por ser um doce que lembra tanto a minha infância e estar presente em todas as comemorações da minha vida, decidi fazer uma semana especial do brigadeiro em homenagem ao meu aniversário de casamento dia das crianças que é comemorado no próximo sábado dia 12/10. Assim vou postar todo dia uma receita diferente de brigadeiro até o dia das crianças.

A História do brigadeiro


O brigadeiro é um doce totalmente brasileiro. A origem do nome brigadeiro é desconhecida, não estando claro se o nome negrinho, usado do Rio Grande do Sul antecede ou não o nome brigadeiro, porém uma história diz que o doce ganhou esse nome nas eleições de 1945. 

O Brigadeiro Eduardo Gomes, então candidato à presidência, tinha um slogan bem curioso: “Vote no brigadeiro que é bonito e solteiro”.


Em troca de doações para a campanha, as mulheres começaram a fazer guloseimas para as festas dos correligionários e cabos eleitorais, que eram muito disputadas pela população, estes logo começaram a chamar os amigos para irem comer o "docinho do Brigadeiro" ou o  “preferido do Brigadeiro”. Feito de leite condensado e chocolate (isso porque na época, era muito difícil conseguir leite fresco) a mistura saborosa começou a circular entre os eleitores, que muitas vezes, no lugar de papel com o número do candidato, entregavam o quitute.

O tempo passou, as eleições se terminaram e o brigadeiro perdeu a eleição pra Dutra. Perdeu só mesmo nos votos, porque ganhou espaço definitivo nas mesas brasileiras. Apesar de não sair vencedor, o candidato fez com que todos os brasileiros passassem a admirar o docinho, mais tarde batizado de brigadeiro.

Dicas que eu acho que fazem diferença na hora de fazer o brigadeiro:
  •  Use sempre ingredientes de boa qualidade, pode parecer bobagem, mas isso influencia sim no sabor do doce,
  • Use chocolate e não achocolatado, e de preferência com no mínimo 32% e cacau;
  • Use manteiga e não margarina!! Acredite isso faz muuuita diferença, a manteiga por ser feita de leite se harmoniza perfeitamente com o leite condensado, já a margarina que é um creme vegetal artificial não.
Receita do brigadeiro tradicional

Ingredientes:
1 lata de leite condensado
4 colheres de sopa de chocolate em pó ( ou quanto baste de raspas de seu chocolate favorito)
1 colher de sopa de manteiga extra sem sal
1pitada de sal

Modo de preparo:
Misture o leite condensado e o chocolate em uma panela até ficar homogêneo, acrescente a manteiga e leve ao fogo médio mexendo sempre, até que a massa desgrude do fundo da panela.
Quando estiver no ponto transfira para um louça untada com manteiga e deixe esfriar.
Molde as bolinhas, para facilitar unte as mãos com manteiga, passe no confeito, coloque nas forminhas e é só servir.

Fonte origem do brigadeiro: G1, Sítio do Picapau Amarelo, Wikipedia  

0 Comments:

Postar um comentário

 
Posts Relacionados