14.3.14

Picadinho da Roberta Sudbrack


Ultimamente quando tenho ido aos restaurante eu fico querendo repetir as receitas que provei em casa, e no RS não seria diferente, ainda mais que como o marido não foi almoçar comigo fiquei com pena dele e resolvi me aventurar a fazer o famoso Picadinho do FHC que a Roberta Sudbrack serve todas às sexta-feiras no RS e que eu tive a oportunidade de comer quando estive lá.


Não vou enganar ninguém dizendo que é simples de fazer, pois não é, nem vou dizer que ficou idêntico, pois o segredo está no molho e esse é assunto para outro post. Mas ficou bem parecido, dá um pouco de trabalho mais por conta do caldo de carne e do tempo de preparo do que pelo prato em sim, mas essa é uma daquelas receita para se fazer e se degustar com calma, num domingo quando você não vai ter mais nenhum compromisso no dia.


A receita eu peguei no site da Ana Maria Braga, quando a Roberta Sudbrack deu um workshop no quadro "Super Chef Celebridades"


 Vamos à receita:

Picadinho
Ingredientes:
1 e 1/2 kg de filé mignon ou miolo da alcatra
1 cebola picada bem pequena
2 dentes de alho picados
6 tomates sem pele e semente em cubos pequenos
200 ml de tomates pelati passados pela peneira
500 ml de caldo de carne concentrado(receita aqui)
Azeite extra virgem
Manteiga sem sal
Sal e pimenta do reino moída na hora à gosto

Modo de preparar:
Corte a carne em cubinhos bem pequenos, isso vai fazer toda a diferença na hora do cozimento para que a carne não fique dura, é importante também que a carne esteja na temperatura ambiente na hora em que for ser preparada.

Refogue a carne na manteiga com o azeite até dourar.

Só coloque o sal e apimenta na carne quando ela já estiver dourada. Retira a carne da panela e reserve.

Corte a cebola, o alho e o tomate o menor possível para que eles desapareçam mais depressa durante o cozimento. Na mesma panela em que estava a carne, refogue a cebola e o alho.

 Adicione os tomates e por ultimo a carne novamente, refogando um pouco mais.

Junte o tomate pelati e o caldo de carne, deixe cozinhar por cerca de 20/30 minutos mexendo de vez enquanto, por ultimo coloque sal à gosto.


Farofa de cenoura
Ingredientes:
200g de manteiga com sal
1 cenoura ralada
250 g de farinha de mandioca
Sal à gosto

Modo de preparo:
Derreta a manteiga e vá aos poucos adicionando a farinha para que a farofa fique bem molhadinha, por ultimo junte a cenoura e o sal.

Ovo ponche
Ingredientes:
1 ovo
Água fervente
Vinagre

Modo de preparo:
O famoso ovo ponche da RS, no vídeo ela explica que o ovo é composto de 3 partes e que para ser feito o ovo ponche precisamos tirar essa 3ª camada do ovo, passando-o na peneira.

Vai sair uma clara bem fininha quando o ovo for passado na peneira e depois é só colocar o mesmo na água fervente com vinagre.

O vinagre na água serve para fazer com que o ovo pegue forma, se colocar só com água ele não ficará bom.

Vou ficar devendo a banana, pois eu não cheguei a fazer, até por que  marido não come frutas então ia acabar fazendo só para mim.

Fiz questão de servir nas panelinhas para poder ficar o mais próximo possível do clima do restaurante, e eu sempre acho que servir assim dá um charme à mesa.



0 Comments:

Postar um comentário

 
Posts Relacionados