21.1.15

Marmita saudável


O calor anda de matar e ninguém  tem estado muito disposto a esquentar mais ainda a barriga no fogão.

Eu quase não tenho cozinhado, pois esse calor não me dá fome, mas sim uma grande preguiça, só que temos que comer né, e pensando em tudo isso me veio a ideia de deixar logo pronto o jantar da semana toda, tudo bem leve como pede o verão! Ah o verão!!!

Comprei essas embalagens que vão do freezer ao micro-ondas da marca Prafesta de 500ml, elas são mais carinhas que as embalagens tradicionais, mas como achei  pratico poder esquentar no micro, agora dá tranquilo para usar as quentinhas tradicionais ou aquelas embalagens plasticas simples.

A minha ideia foi montar quentinhas que ficassem bonitas e apetitosas, pois eu tenho problema com comida feia, e chegar cansada em casa e ter que comer algo feio não dá para mim.

No domingo fui a feira, comprei todos os legumes e verduras orgânicos e frescos, com base nisso e no que já tinha em casa que montei o menu dessa semana:

Salada verde:
Mix de folhas( alface crespa, alface roxa, agrião e rúcula)
Tomate cereja
Milho
Ervilha
Cenoura crua ralada
Azeitona
Atum light em lata

Frango com legumes:
Frango desfiado refogado no balsâmico
Tomate cereja salteados no azeite
Espaguete falso de legumes

Fiz também duas versões com massa, que podem ser comidas frias ou quentes:
Penne integral com molho de mostarda, salsa crespa e tomate cereja
Penne integral com Mix de folhas, couve flor e cenoura

Como eu e meu marido somente jantamos em casa fiz o suficiente para o jantar de duas pessoas em uma semana, como são saladas com folhas o ideal é fazer uma porção semanal, pois assim a comida estará sempre fresquinha.

Não se esqueçam de higienizar todos os legumes e verduras antes de consumir, deixe por uns 10/15 minutos em água com Clor-in e depois seque bem as verduras com papel toalha ou em uma centrifuga de salada, para que elas não murchem.

O legal de guardar as verduras em potes dessa forma é que evita que as mesmas estraguem ou murchem por conta do frio da geladeira.

Para os pratos quentes é importante deixar esfriar antes de fechar a marmita e guarda na geladeira/freezer, pois o vapor que se formará dentro da embalagem vai criar cristais de gelo e a comida pode não ficar tão saborosa quando você for esquentar para comer. As saladas guardo na geladeira, a opção de congelar seria somente para pratos quentes mais elaborados, o que não foi o caso do menu que fiz para essa semana! ;)

Fazer as marmitinhas é uma boa para quem não tem muito tempo durante a semana, pois poupa um tempo do seu dia e fora que não fica louça suja na pia!!! ;)

Aos poucos vou  colocando as receitas aqui e algumas opções de molhos saudáveis!

Gostaram das opções? Como costumam fazer suas saladas?!


0 Comments:

Postar um comentário

 
Posts Relacionados