27.4.15

Como fazer farinha sem glúten (sem TACC)

Primeiro precisamos saber o que é o glúten. De uns tempos para cá depois em entrou na moda fazer dietas sem glúten muito tem se falado sobre ele, mas a maioria das pessoas nem faz ideia do que seja o mesmo.

O Glúten é uma proteína presente no trigo, na aveia(devido ao seu processo de plantio), na cevada e no centeio os chamados TACC. Em pessoas celíacas o TACC atingem o intestino delgado, responsável pela absorção dos nutrientes, que em consequência disso não cumpre sua função.

O glúten é responsável pela consistência elástica e fofa dos pães e bolos, além de estar presente em muitos alimentos que muitas vezes nem imaginamos como cerveja, sorvete e requeijão.

O corte dos mesmos nas dietas emagrecedoras tem crescido muito, pois cortando o glúten consequentemente você vai cortar a maior parte dos carboidratos e muitos alimentos calóricos. Contudo as pessoas que buscam a redução de peso, devem ficar atentas, pois substituir o glúten por fécula de batata ou tapioca, pode no fim das contas gerar o mesmo valor calórico, fora que o corte desnecessário do glúten pode acabar por gerar uma intolerância que não existia.

Eu busquei essa receita, pois tenho pessoas na família que são intolerantes ao glúten, que não tem reações tão graves quantos os celíacos, mas sentem mal estar e desconforto no trato intestinal por conta dessa proteína.

Essa farinha é na verdade uma mistura de 3 outras farinhas, e pode substituir a farinha de trigo em qualquer receita, nas mesmas quantidades que você já usa a mesma. O único porém é que você vai precisar de um balança para fazer a mistura.

Ingredientes:
500g de amido de milho(maisena)
325g de polvilho azedo
250g de farinha de arroz

Modo de fazer:

Misture tudo muito bem em uma vasilha para que as farinhas se agreguem, transfira para um pote com tampa hermética. Rende 1kg de farinha sem TACC.

0 Comments:

Postar um comentário

 
Posts Relacionados