21.9.18

Creme de espinafre sem glúten e sem lactose


O creme de espinafre tradicional tem como base o molho branco cujos ingredientes são manteiga, farinha de trigo e leite.


Nessa versão sem lactose e sem glúten eu substitui o molho branco por um tubérculo que possui um sabor tão suave que acaba absorvendo o sabor de qualquer outro ingrediente que se agrega à ele, eu usei inhame.



Confesso que não gosto de inhame puro, mas tenho usado ele em varias preparações e a textura que ele dá aos pratos é similar ao do molho branco.



Para essa molho de espinafre eu usei:

Folhas de um ramo de espinafre
2 inhames
Sal e pimenta-do-reino à gosto




Modo de fazer:
Esquente bastante água em uma panela grande, quando começar a borbulhar coloque as folhas de espinafre e deixe por 3 minutos.

Retire e coloque as mesmas em água gelada de preferência com gelo. Isso serve para parar o cozimento e a cor do espinafre ficar mais vívida.

Na mesma água que já estava quente cozinhe o inhame até ficar bem macio.
Escorra e não descarte a água do cozimento.


Em um liquidificador bata o espinafre e o inhame, aos poucos vá colocando à água do cozimento até chegar na textura do creme que você desejar, eu usei certa de uma xícara de água.

Coloque o sal e pimenta-do-reino.

E agora é só saborear, puro ou com alguma proteína.

Esse creme é uma ótima opção para os bebês que estão na fase da introdução alimentar, pois leva dois  alimentos que possuem muitas vitaminas. Nesse caso você não deve colocar a pimenta-do-reino e se preferir também não salgar.

O inhame possui  um pouco de vitamina A e betacaroteno, e significativas quantidades de  vitamina C e são ricos em vitaminas do complexo B e ainda potássio, cálcio, ferro, magnésio, fósforo e cobre.

Já o espinafre é rico em niacina e zinco, bem como proteínas, fibras, vitaminas A, C, E e K, tiamina, vitamina B6, ácido fólico, cálcio, ferro, magnésio, fósforo, potássio, cobre, e manganês.

0 Comments:

Postar um comentário

 
Posts Relacionados