28.5.15

Como fazer uma noite de Queijos e Vinhos


O inverno esta chegando de fininho, mas os dias estão ficando cada dias mais convidativos para eventos como um Queijos e Vinhos.

Dois elementos que tendem a combinar entre sim, quando bem harmonizados e que com os acompanhamentos certos fazem sempre o maior sucesso.

Nós aqui em casa adoramos, fazemos muito, e muita das vezes só eu e o marido mesmo, mas também é legal poder montar uma mesa bem bonita cheia de delicias para receber os amigos.

O que eu geralmente uso para fazer uma boa mesa de queijos e vinhos.


QUEIJOS
O ideal é servir no mínimo 5 tipos de queijos, que vão desde o queijo minas até os queijos com sabores mais fortes.

Os que eu costumo usar são: muçarela, minas, Parmesão, gorgonzola, provolone, brie, ementhel, Gruyère e gouda, são bem fáceis de achar nos principais supermercados.

A proporção dos queijos seria a seguinte:
  •   30% Queijos Suaves – como Gouda, Minas, Serra da Estrela, Muçarela e os cremosos tipo Catupiry.
  • 45% de Queijos Médios  - como Gruyère, Emmenthal, Prato, Suíço, Camembert, os fundidos e Brie.
  • 25% de Queijos Fortes- como Provolone, Parmesão, Gorgonzola, Queijo do Reino, Parmesão, Roquefort.

Cada queijo deve ter sua faca, mesmo que fiquem na mesma tabua é importante não confundir as facas para não misturar os sabores, há inclusive facas especificas para cada tipo de queijo, mas isso é assunto para outro post.

O ideal é evitar cortar o queijo e deixar que cada pessoa corte o pedaço que lhe convir, mas eu nunca consigo seguir essa regra, pois acho que todo mundo fica inibido de “abrir” o queijo, e o mesmo fica lá intacto a noite toda.

Eu gosto de servir o queijo minas por exemplo cortado em cubinhos e temperado com orégano e azeite, mas no caso dos demais o ideal é deixar cada um cortar seu pedaço.

Em relação a quantidade o recomendado é de 200g de queijo por pessoa caso não vá servir mais nada além deles, se for servir um jantar ou acompanhamentos como fondue de carne, um carpaccio ou caldos pode diminuir para 100g/150g por pessoa.

ACOMPANHAMENTOS
Há inúmeros tipos de acompanhamentos para os queijos, mas o principal é o pão, que deve ser preferencialmente baguete ou pão italiano, podem ser usadas torradas prontas, mas evite pão de forma, e pães com sementes, pois vão confundir o sabor dos queijos, pode usar alguns pães diferentes, também para compor a mesa. Sirva os mesmos inteiros em cestinhas espalhadas pela mesa ou semi cortados em tabuas próprias.
Geleias são muito bem vindas ainda mais se combinadas com queijos do tipo brie e camenbert, eu sempre uso a clássica de damasco, mas com a de pimenta também fica delicioso e as de vinho e alho também dão um toque especial no queijo.

Outra coisa que gosto de usar é o mel, principalmente para servir com o queijo parmesão, o toque adocicado quebra a tanicidade desse queijo e ameniza seu paladar.

As frutas também são uma ótima opção de acompanhamento, pois limpam o paladar, podem ser usados as frutas da época, gosto de morangos, figos, maçãs, uvas e damascos, só evite as frutas cítricas.

Outra coisa que gosto de servir são Azeites especiais, que ficam uma delícia para comer com os pães.

Se achar que só queijos não são o suficientes para seus convidados você pode montar uma tábua de frios com lombo defumado, presunto defumado, presunto cru, copa, salame ou outros frios que vocês gostem.

Você pode servir também pequenos petiscos junto com os queijos, como carpaccio, pastinhas diversas, ou até mesmo um fondue de carne ou uma sopa para esquentar nos dias mais frios.

MONTAGEM DA MESA

Esse tipo de recepção geralmente tende a ser mais informal, então você pode ou não montar uma mesa com lugares, isso vai depender também da quantidade de pessoas que você vai convidar, se sua mesa comportar todas sentadas, coloque os lugares com pratos talheres, guardanapos e taças, como na foto abaixo, usei esses prendedores de uva para combinar com o clima da noite.


Mas caso o numero de convidados seja maior do que a quantidade de lugares na mesa, você pode sem problemas fazer uma mesa no estilo Buffet como na foto no início do post, onde todos podem se servir e ficar circulando pela casa e envolta da mesa, mas nesse caso não esqueça de dispor  taças,talheres, pratos e guardanapos para seus convidados. Nos dois casos separe facas para os pães, espátulas para as pastinhas se for o caso e como disse acima uma faca para tipo de queijo.

Disponha os queijos em tabuas de madeira, caso não possua as mesmas coloque em pratos de vidro ou mesmo de louça, vale usar também as tábuas que usamos para cortar carne que dá um tom rústico e fica bem bonito, mas nesse caso não deixe de higienizar bem as tabuas para evitar contaminação por restos de alimentos que possam estar na mesma.

Retira os queijos da geladeira alguns minutos antes de servir, e se possível espete bandeirinhas com os nomes dos queijos para melhor identificar cada tipo para seus convidados, eu sempre esqueço de fazer isso e sempre tenho que ficar dizendo qual é qual.

VINHOS

Se engana quem pensa que harmonizar vinhos com queijos é fácil, na verdade é uma tarefa bem árdua, mas como não sou nenhuma sommelier e minha especialidade mesmo é em beber vinhos, vou dar algumas dicas que eu uso no minha casa, e que na maioria das vezes dá certo!

Tem alguns queijos que não combinam com os vinhos e você vai sentir isso na hora que tomar um gole do vinho após comer o queijo, alguns queijos chegam a "matar o gosto de um bom vinho e vise versa, mas existem algumas regras básicas que podem te ajudar a conseguir chegar perto da harmonização.
  • Quanto mais duro for o queijo, como o parmesão por exemplo mais tânico deve ser o vinho, ou seja, mas encorpado ele deve ser, como um Malbec ou um Cabernet Sauvignon.
  • No caso dos queijos médios podem ser servidos tantos vinhos tintos leves como um Merlot, brancos secos, ou rose, além do espumante seco.
  • Para queijos mais suaves e cremosos sirva vinhos mais leves como um pinot noir, vinhos rose e espumantes demi sec também combinam bem com esses tipos de queijos.
Num mundo ideal você serviria 70% de vinho tinto e 30% de vinho branco, mas como não estamos em um mundo ideal você pode sim servir somente um tipo de vinho a noite toda, escolha um meio termo, que não seja nem tão encorpado, nem tão suave, como um Merlot, por exemplo. 

Outra opção para diversificar nos vinhos da noite, é caso você tenha intimidade suficiente com seus convidados peça que cada um compre uma garrafa de vinho dentro das combinações acima, assim podem passar a noite brincando de harmonizar vinhos e queijos.

Calcule em média de meia garrafa de vinho por pessoa, para pessoas normais e controladas, aqui nós geralmente calculamos 1 por pessoa e tem vezes que falta :|

Ah claro não se esqueça de ter água normal e com gás à disposição dos convidados, há ainda a possibilidade de você fazer água saborizada com hortelã, frutas vermelhas ou uvas, só evitando os cítricos.

Outra sugestão para inovar é servir um Clericot, que por ser feito de vinho branco ou espumante que harmoniza com boa parte dos queijos, e claro servir bebidas como suco de uva para quem não bebe, ou ainda para quem não bebe álcool você pode fazer um Clericot especial com sidra sem álcool.

0 Comments:

Postar um comentário

 
Posts Relacionados